Mais do que limitar-se em buscar tendência e ficar presa na Oxford Street (que tem um punhado das mais conhecidas e incríveis lojas do mundo) o que achei mais interessante e curioso em Londres são as pessoas nas ruas, o estilo de vida, e os roteiros que fogem dos guias turísticos.
"Academy Brixton" famoso Club que está na ativa desde 1911, era o palco do show de um dos meus grupos de Hip Hop favoritos (Dilated Peoples). Como estava viajando sozinha recebi muita advertência que poderia ser perigoso devido ao bairro - e vou me arrepender pelo resto da vida - de ter levado isso a sério e perdido o show que esgotou-se em dias, porém fui (de pirraça) conhecer o local.
Brixton.. bairro situado no lado Sul de Londres e com grande concentração de afro-caribenhos, foi o bairro onde nasceu David Bowie, local onde Van Gogh escolheu para morar quando jovem em sua temporada em Londres, e palco de muitas manifestações políticas da juventude dos anos 80/90. Conhecê-lo foi curiosidade á primeira vista.. suspiro.. e encantamento na segunda olhada.
Descendo na última estação da linha Victoria do metrô, depara-se com a movimentada Brixton Road. Vira- se uma esquina e sente-se em Kigston - Jamaica, anda mais um pouco e esbarra em um jovem Lorde Inglês que te faz lembrar que se está na Inglaterra, e ao continuar caminhando.. transporta-se para algum gueto de NY digno dos filmes do Spike Lee, tudo alí.. no mesmo quarteirão. Grande concentração de mercados abertos, artistas, estudantes, pastores, traficantes, lojas de marcas independentes, muitas galeria de artes alternativas, pessoas apressadas estampadas e coloridas, e continua. Brixton de bairro temido (acredito mais pela autenticidade do que violência) se tornou o roteiro mais procurado da galera "cool", inclusive, diversos dos melhores Chefs do Mundo abriram restaurantes por lá, causando uma grande especulação imobiliária, e incomodo aos moradores mais antigos.
Sim, é um interessante caldeirão de Street Art e Urban Life Style.. as pessoas parecem saídas de um editorial de Moda onde a regra.. é mostrar orgulhosa sua individualidade.
_Curiosidade "The Clash" fez uma música para o bairro aqui!
Stella Jean _ Jovem estilista filha de Italiano e Haitiana tem como carro chefe estampas africanas e havaianas e shapes dos anos 50. Vêm recebendo grandes elogios e tem como padrinho Armani, que inclusive, patrocinou seu último desfile.
“ Yayoi Kusama é uma artista e escritora japonesa, que nasceu em Matsumoto. Tem 84 anos e sofre de transtorno obsessivo compulsivo. Desde criança sofre de alucinações. Bolinhas brancas com fundo vermelho, vermelhas com fundo branco, pretas com fundo amarelo, bolas, bolinhas, bolonas fazem parte de suas telas, instalações, vídeos, performances. (..) Nos dois últimos anos criou as estampas para Louis Vuitton e fez importantes exposições internacionais: em 2011 no Reina Sofía em Madri, e no Centro Pompidou em Paris; 2012 na Tate Modern em Londres, e no Whitney Museum em Nova York. Passou grande parte de sua vida nos Estados Unidos, conviveu com grandes artistas da arte moderna, entre eles Andy Warhol.Em 1973 Yayoi Kosama voltou para o Japão e poucos anos depois internou-se por opção própria em um hospital psiquiátrico onde mora. Seu studio fica próximo do hospital, ela conta que toma medicamentos todos os dias, menos nos dias em que pinta. “Obsessão Infinita” De 21 de Maio a 27 de Julho de 2014 no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo.